Projetos / Residencial / Casa Americana, 2019

 

Em um bairro próximo à área central da cidade de Americana, os clientes optaram pela reforma e expansão de seu lar. A casa térrea, em terreno estreito e comprido, ocupando praticamente todos os recúos, necessitava ser expandida para cima, com a adição de uma área de convivência interna no pavimento superior, e outra externa no pavimento térreo.

O sistema construtivo adotado, estrutura de concreto armado aparente moldado in loco e alvenarias de tijolos maciços aparentes, possibilitou grandes vãos e uma modulação que conformasse living, cozinha e lavanderia, restando à construção existente, rebocada e pintada de branco, o papel de conter a área íntima, dormitórios e um pequeno escritório.

Contrastando com os materiais aparentes, a cor vermelha tem papel de destaque, comparecendo nas cores das serralherias e coletores de água pluvial. A estrutura, composta por pilares e vigas, também estabelece quebra-sóis no formato de uma testada na fachada frontal e um grande beiral na fachada posterior, contrastando com a janela de iluminação bi-partida da cozinha.

Ficha Técnica

Residencial
Americana - SP

PROJETO
2019
ETAPA
Estudo Preliminar

ARQUITETURA
Fernando Gobbo e Larissa França

Colaborador: Trícia Helena Borges da Silva