Projetos / Comercial / Espaço Monet, 2018-2019

 

Para cada projeto, para cada terreno, um desafio. O terreno localizado na cidade de Ribeirão Preto, no bairro Jardim Botânico, com inclinação acentuada foi um dos principais desafios que enfrentamos para o desenvolvimento do projeto Espaço Monet no lote de metragem aproximadamente 680 m².
O bloco do edifício encostado nas três empenas, tanto do fundo quanto das laterais, libera dessa maneira, maiores possibilidades de metragens para os espaços internos destinados às lojas e à uma vitrine envidraçada.
O bloco do edifício de 6 lojas acompanha longitudinalmente a curvatura e desenho do terreno, sendo uma importante característica do projeto: um edifício escalonado a cada duas lojas, permitindo dessa maneira o maior aproveitamento da área de forma harmônica e simples.
As vagas de estacionamentos bem como as entradas das lojas (2 vagas para cada loja, totalizando 12 vagas para automóveis), se dispõem voltadas para importante via da Zona Sul da cidade de Ribeirão Preto.
A fachada principal do Espaço Monet possuí planos envidraçados nas vitrines, sendo esses módulos iguais em todas as lojas, tornando a execução e custo final menos onerosos e de fácil construção. Na fachada voltada a Norte, entrada das lojas, brises de ferro protegem da incidência solar permitindo ao mesmo tempo as visuais de quem está no andar superior.

Ficha Técnica

Comercial
Ribeirão Preto - SP

PROJETO
2018-2019
ETAPA
Anteprojeto

ARQUITETURA
Fernando Gobbo e Larissa França

Colaborador: Trícia Helena Borges da Silva